O Youtube encerrou a conta da Team Strada, o grupo de youtubers adolescentes gerido por Hugo Strada, de 36 anos, "por violação das regras da comunidade", depois de a Procuradoria-Geral da República ter instaurado um inquérito ao projeto e ao fundador, na sequência de denúncias feitas à Proteção de Menores, por comportamentos alegamente incorretos.
No entanto, o grupo não desistiu e durante a madrugada deste sábado foi criada uma nova conta na plataforma de vídeo e, no espaço de cerca de 11 horas, a conta já tem quase 40 mil seguidores.
No primeiro vídeo, intitulado 'Novo Canal da Team Strada! Estamos de volta! Partilhem!', aparece um fundo preto com a mensagem a branco: "Estamos de volta subscrevam o canal e ativem o sininho, em breve colocamos vídeo novo a explicar a situação toda!".
No segundo vídeo, com imagem semelhante, publicado uma hora depois, pode ler-se que a equipa "está a tratar de assuntos muito importantes" e que "neste momento não podemos fazer vídeo". "Tentem levar o vídeo ao máximo de pessoas possível. Quando atingirmos os 100k [100 mil seguidores] de novo neste novo canal iremos lançar um vídeo a falar de tudo", acrescentam.
As denúncias feitas à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) foram reencaminhadas para o Ministério Público que confirmou sexta-feira ao Notícias ao Minuto a abertura de um inquérito.
Em causa está um vídeo partilhado pelo humorista Pedro Teixeira da Mota, onde é possível ver o fundador do grupo, Hugo Strada, a ser entrevistado juntamente com outros elementos do grupo, no programa Curto Circuito (CC) da SIC Radical, no passado dia 19. Em determinado momento um dos jovens, conhecido como ‘Dumbástico', atrasou-se e entrou ‘em cena’ já depois de os restantes menores da 'Team Strada' estarem no ar. Mas quando o fez cumprimentou Hugo Strada com um beijo na boca. O humorista gravou o episódio e partilhou-o nas redes sociais, apontado a estranheza da intimidade demonstrada entre um adulto de 36 anos e um adolescente de 16.
Perante a partilha vários foram os jovens, antigos membros da equipa, que reagiram nas redes sociais a dar conta de comportamentos "desconfortáveis e duvidosos", possíveis burlas e represálias por abandono do grupo.
Perante a polémica, Hugo Strada reagiu repudiando qualquer acusação que tem sido feita. "Estando eu a e a Team Strada a ser alvo de comentários difamatórios e de acusações que põem em causa o meu bom nome, estando inclusive a haver manipulação de imagens, informo que irei encaminhar o assunto para que sejam tomadas medidas legais para repor a verdade". 'Dumbástico' também já se manifestou nas redes sociais sobre a polémica que o envolve, comparando a relação que tem com Hugo Strada à relação entre um pai e um filho.