Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Avião de combate a incêndios sofre acidente no Algarve

Um avião de combate de fogos sofreu uma acidente numa manobra na Barragem de Beliche, no concelho de Tavira. Piloto escapou ileso.

Avião de combate a incêndios sofre acidente no Algarve
Notícias ao Minuto

19:47 - 25/07/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Incêndios

Uma aeronave do dispositivo especial de combate a incêndios rurais sofreu um acidente na Barragem do Beliche, no município de Castro Marim, concelho de Tavira. O avião estava a fazer uma manobra para recolher água quando foi obrigado a amarar.

"O piloto saiu ileso, havendo a registar apenas danos materiais", referiu mais tarde um comunicado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A aeronave dirigia-se para um incêndio na freguesia de Cachopo, na Serra do Caldeirão, em Tavira, onde estavam já destacados vários meios aéreos por causa da intensidade das chamas.

Nesta altura, de acordo com a página da Proteção Civil, estão destacados para o incêndio em Cachopo 165 operacionais, apoiados por 47 veículos e seis meios aéreos.

O alerta para a ocorrência foi dado às 18h40, tendo sido destacados para o local os meios de socorro.

Segundo a ANEPC, a aeronave, um avião anfíbio médio FireBoss, encontrava-se estacionada na Base Aérea n.º 11, no distrito de Beja.

"As causas do acidente serão apuradas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, entidade com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves", acrescenta o comunicado da ANEPC.

Este é o segundo acidente do género com um avião deste tipo este mês. No dia 03, ocorreu um acidente semelhante durante uma manobra de 'scooping' (recolha de água)" no Zêzere, na zona de Trizio, concelho da Sertã, no distrito de Castelo Branco.

Na ocasião, o piloto também saiu ileso, registando-se apenas danos materiais.

[Notícia atualizada às 20h20 com a informação de que o avião não caiu, mas sim amarou de forma forçada]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório