Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pessoas retiradas de casas e praia encerrada em Aljezur devido a fogo

Incêndio está a ser combatido por 213 bombeiros e oito meios aéreos.

Pessoas retiradas de casas e praia encerrada em Aljezur devido a fogo
Notícias ao Minuto

17:01 - 19/07/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Faro

Seis pessoas foram, esta sexta-feira, retiradas das suas habitações no Monte Clérigo "por causa do intenso fumo" provocado pelo incêndio que está a decorrer nesta zona do concelho de Aljezur, no Algarve, disse fonte da Proteção Civil à Lusa.

De acordo com o segundo comandante operacional distrital de Faro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Abel Gomes, estas pessoas foram retiradas de três habitações como medida preventiva, "para evitar que fossem afetadas pelo intenso fumo".

Segundo o mesmo comandante, o incêndio tem três frentes: "uma a oeste que está dominada, outra a este que está a ceder aos meios, e uma a sul, sendo esta última a que oferece maior preocupação".

Abel Gomes disse ainda que os meios no terreno vão ser reforçados com uma equipa de ataque ampliado, proveniente de Lisboa, e com operacionais da AFOCELCA - um agrupamento complementar dos grupos Navigator e ALTRI, que com uma estrutura profissional tem por missão apoiar o combate aos incêndios florestais nas propriedades das empresas agrupadas, em coordenação e colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Já de acordo com a RTP, a praia de Monte Clérico está fechada, ou seja, não é possível ir para essa zona.

O alerta para o fogo foi dado pelas 15h30. Neste momento, as chamas estão a ser combatidas por oito meios aéreos e 213 bombeiros. O vento que se faz sentir na zona está a dificultar o combate ao incêndio.

[Notícia atualizada às 19h15]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório