Milhares de computadores de esquadras da PSP estão sem acesso à principal base de dados – o Sistema Estratégico de Informações. Por estarem obsoletos, os computadores não suportam a última atualização feita há cerca de três meses, uma situação que compromete o trabalho, queixam-se os polícias. O Governo garante estar a resolver o problema.
“Estamos a falar de uma base de dados que é o pilar essencial para o funcionamento da polícia. É lá que se faz todo o tipo de relatórios, de ocorrências. É lá que se vai buscar a informação sobre uma pessoa, se for necessário, para identificar”, disse Paulo Rodrigues, da Associação Sindical dos Profissionais da PSP em declarações à RTP.
O responsável queixa-se que a maioria dos computadores “está obsoleta”, um problema que já havia sido identificado há mais de um ano e meio e reportado às autoridades competentes.
“Aquilo que a Direção Nacional nos diz é que também terá colocado a questão ao Ministério da Administração Interna. Era uma questão previsível”, aponta.
Quanto à promessa do Governo de resolver o problema até ao final do ano, o sindicalista defende que “quanto mais rápido melhor”, tanto para os polícias como para os cidadãos que vão a uma esquadra. "É muito mais simples e muito mais rápido apresentarem uma queixa ou pedir uma informação”, realça, por fim.