Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Todo o país em risco muito elevado de exposição à radiação UV

Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todo o país em risco muito elevado de exposição à radiação UV
Notícias ao Minuto

07:45 - 19/07/19 por Lusa

País IPMA

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje em Portugal continental céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina ou nevoeiro no litoral das regiões Norte e Centro até meio da manhã e a partir do fim da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas a partir da tarde e pequena subida de temperatura nas regiões Centro e Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Braga) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro) e os 37 (em Castelo Branco).

O IPMA para os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial e Terceira) períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento oeste fraco a bonançoso.

Para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) prevê-se céu muito nublado com boas abertas e vento oeste bonançoso a moderado.

Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão variar entre os 21 e os 27 graus, em Angra do Heroísmo entre os 21 e os 26 e em Ponta Delgada entre os 20 e os 25.

Para a Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas.

A previsão aponta também para vento moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora, nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e pequena subida de temperatura.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 20 e os 25.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório