Entidades oficiais "não cumprem o seu dever", dizem moradores

A associação de moradores A Cidade Imaginada Parque das Nações (ACIPN) considerou hoje que as "entidades oficiais não cumprem com o seu dever" relativamente às contaminações ocorridas naquela freguesia do concelho de Lisboa.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
21/06/2019 15:50 ‧ 21/06/2019 por Lusa

País

Parque das Nações

De acordo com uma denúncia efetuada pela associação ambientalista ZERO, existe uma nova mancha de solos contaminados, tendo sido "descoberto um novo depósito de resíduos com hidrocarbonetos" perto do Hospital da CUF, cuja construção já tinha posto à vista "uma grande quantidade de solos contaminados".

Em declarações à Lusa, o presidente de mesa da Assembleia Geral daquela associação, Carlos Ardisson, considera que "a maior parte do solo não foi tratado", o que consequentemente "foi contaminar outros locais".

Carlos Ardisson revela que a associação de moradores ACIPN tem muitas dúvidas em relação às águas que circulam nos solos do Parque das Nações, crendo que estão contaminadas.

Neste sentido, o responsável prevê que as águas provenientes dos solos vão ser bombeadas para o rio "sem que ninguém queira saber de nada", "sem que ninguém faça o que tenha a fazer".

Quanto ao futuro, o representante de moradores da ACIPN acredita que "nada vai ser feito", porque "infelizmente neste país a APA [Agência Portuguesa do Ambiente], a CCDR [Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional] e a Câmara Municipal de Lisboa não querem saber", estando "mais preocupadas com os grupos económicos que estão a construir".

"Não queremos alertar as pessoas que é terrível o Parque das Nações", disse Carlos Ardisson, afirmando que a zona continua a ser muito agradável, porém "com muito menos qualidade do que tinha no tempo do Parque Expo".

Carlos Ardisson atribuí responsabilidades à Câmara Municipal de Lisboa e à Junta de Freguesia pela zona ter menos qualidade, justificando que estas entidades já "não têm a mesma preocupação" em "manter o espaço com a qualidade" que este teve durante "o tempo da Parque Expo".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas