Vários voos têm sido cancelados ao longo desta sexta-feira no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, devido a uma avaria num radar. Se está entre as pessoas que viram a viagem ser cancelada, esta notícia é para si.
Em comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, o CEO da Skycop, Lukas Rasciauskas, explica que a situação "é uma das circunstâncias excecionais que não está dentro do contexto de circunstâncias extraordinárias como refere o Artigo 5(3) do Regulamento de Compensação de Voos nº 261/2004".
Prevê o documento legal que "um operador aéreo não é obrigado a pagar compensação apenas se puder provar que o cancelamento foi causado por circunstâncias extraordinárias que não poderiam ser evitadas mesmo se tivessem sido tomadas todas as medidas razoáveis".
Porém, advoga a mesma fonte, "outras regras aplicam-se", já que "as companhias aéreas continuam a ser responsáveis pelo bem estar do passageiro". Pese embora "não possam pedir uma compensação como o fazem por voos atrasados e cancelados", todos "os passageiros têm o direito a refeições, bebidas, acesso à internet e alojamento dependendo do atraso em questão".