Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

MAI anuncia investimento de nove milhões de euros em Leiria

LO ministro da Administração Interna anunciou hoje, durante a cerimónia de entrega de novas viaturas, um investimento de cerca de nove milhões de euros no distrito de Leiria, destacando-se a construção de novas instalações do Comando Distrital da PSP.

MAI anuncia investimento de nove milhões de euros em Leiria
Notícias ao Minuto

19:12 - 05/06/19 por Lusa

País PSP

Eduardo Cabrita afirmou que o Governo está "atento" às prioridades e "assumiu o compromisso" no distrito de Leiria "de um investimento que se aproxima dos nove milhões de euros".

"Mais de seis milhões de euros correspondem ao maior investimento que faremos em infraestruturas nesta região", nomeadamente "na construção de raiz das novas instalações do Comando Distrital de Leiria [da PSP]".

Prevista está ainda a "requalificação da esquadra de Pombal ou um investimento igualmente significativo em instalações da GNR".

Segundo explicou o presidente do Município de Leiria, Raul Castro (PS), o novo espaço do Comando da PSP de Leiria situar-se-á junto ao Estabelecimento Prisional Regional de Leiria, cujos terrenos pertencem ao Estado.

Eduardo Cabrita acrescentou que a fase de projeto vai ser iniciada em breve e que, apesar do investimento ser da responsabilidade do Ministério da Administração Interna, a obra será "lançada pela Câmara Municipal de Leiria".

"Esse é um modelo que temos seguido sempre que as autarquias estão disponíveis para tal e tem grandes vantagens na proximidade, na fiscalização e no ritmo de execução de obra. Esta é uma matéria da competência do Governo Central, mas a parceria com as autarquias é fundamental", sublinhou o ministro.

O ministro considerou que hoje a entrega de 81 viaturas em Leiria é "um passo mais para a afirmação do compromisso com o mais elevado nível de investimento de sempre nas forças e serviços de segurança, visando recuperar tempo perdido".

Segundo Eduardo Cabrita, esta é uma forma de dar "melhores condições" aos agentes, que contribuem para que Portugal seja "reconhecido internacionalmente como um dos países mais seguros do mundo, matéria que é decisiva para a qualidade de vida dos portugueses, mas também essencial para a atração de investimento, para a captação de turistas e para que Portugal seja um destino privilegiado para investigadores, estudantes ou para quem aqui queira passar os seus últimos anos de vida ou trabalhar".

O ministro destacou ainda a "redução da criminalidade violenta e grave" que se tem acentuado nos últimos anos - 8,6% em 2018 - segundo o Relatório Anual de Segurança Interna, informando que decorridos os primeiros meses de 2019, os números "consolidam esta tendência de redução da criminalidade e afirmação de Portugal como um país de confiança, em que a segurança é um elemento essencial do crescimento da economia".

"Nos primeiros quatro meses de 2019, a criminalidade violenta e grave, aquela que mais afeta a perceção global de segurança pelos cidadãos continua a diminuir, sendo agora uma redução de 6,4%", revelou, ao referir que no Comando de Leiria "esta tendência é ainda reforçada com uma redução de cerca de 15% nos quatro primeiros meses de 2019".

Além das viaturas, foram entregues 91 'kits' de sinalização de trânsito, coletes à prova de bala e armamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório