Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

GNR dá as boas-vindas ao urso-pardo e dá-lhe conselhos a si

Saiba como lidar com a presença do animal.

GNR dá as boas-vindas ao urso-pardo e dá-lhe conselhos a si
Notícias ao Minuto

20:24 - 13/05/19 por Melissa Lopes

País Ambiente

É o animal mais famoso dos últimos tempos em Portugal. O urso-pardo, espécie extinta no país há 176 anos, tem deixado marcas da sua presença no Parque Natural de Montesinho, em Bragança, tendo até já sido responsável pelo desaparecimento de 50 kg de mel das colmeias de um apicultor da região

Face à mediática presença do animal em território português, a Guarda Nacional Republicana (GNR) aconselha a população por forma a saber lidar com o novo 'inquilino' na região. 

"Sabia que atualmente apenas duas populações de ursos sobrevivem na Península Ibérica, uma nos Pirinéus Ocidentais e outra nas Montanhas Cantábricas?", começa por explicar a GNR, autoridade que está a acompanhar a situação através do SEPNA. 

"Existem, contudo, espécimes jovens que podem percorrer centenas de quilómetros em busca de novos territórios e, em Portugal, temos a visita de um desses exemplares. O urso pardo é o maior animal de toda a fauna ibérica terrestre e a sua visualização no habitat natural é muito difícil, uma vez que se dispersam no momento em que detetam a presença humana", sublinha. 

A GNR frisa ainda que "tem como preocupação diária a proteção das espécies, designadamente e neste caso dos espécimes que se alimentam de frutas ou procuram alimentos em recipientes de lixo, deslocando-se das zonas menos habitadas para locais onde a presença humana é mais efetiva". 

Nesse sentido, a GNR aconselha a:

  • Não estimular a atração dos ursos através da comida com odor, devido ao seu apurado olfato; - Realizar deslocamentos em grupo;  - Manter-se atento aos sinais da presença de ursos; 
  • Em caso de contacto presencial, não deve correr, mas antes voltar na direção oposta ao animal, sem o provocar;
  • Em caso de avistamento de um exemplar, deve comunicar à linha SOS Ambiente, através do número 808 200 520.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório