Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'Indignação com ação'. Brigada do Mar limpa 45 km na costa alentejana

Iniciativa decorre até ao dia 18. Objetivo é recuperar o sistema dunar e proteger a orla costeira.

'Indignação com ação'. Brigada do Mar limpa 45 km na costa alentejana
Notícias ao Minuto

09:55 - 02/05/19 por Melissa Lopes

País Ambiente

A Brigada do Mar, associação ambiental que descontamina e limpa praias, organiza uma grande ação de limpeza de 1 a 18 de maio, entre Melides e Tróia.

Numa extensão de 45 quilómetros de costa, mais de 300 voluntários vão retirar do areal lixo marinho e resíduos perigosos, encaminhando-os para o circuito de reciclagem e tratamento, faz saber a organização em comunicado.

Apesar de o tema lixo no ambiente, sendo o plástico o principal inimigo, ser um assunto que nunca conheceu tanta preocupação, há já 11 anos que Brigada do Mar organiza esta ação anual.  Os objetivos são “a recuperação do sistema dunar e a proteção da orla costeira”.

Sob o lema ‘Indignação com acção’, a associação orgulha-se de já ter limpado em Portugal mais de 600 quilómetros lineares de costa e de ter retirado mais de 550 toneladas de lixo do areal.

Com esta associação colaboraram já mais de mais de 6.000 voluntários, em mais de 200 dias efetivos de iniciativas de limpeza e sensibilização.

A limpeza das praias da costa de Grândola (45 quilómetros) decorrerá entre o dia 4 e o dia 12. Do dia 13 até ao dia 17, far-se-á a triagem do lixo recolhido (no Campo da Feira de Melides). O dia 18 está reservado para a divulgação dos resultados, debates

Recomendados para si

;
Campo obrigatório