Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Morreu José de Almeida Fernandes, histórico do movimento ambientalista

Biólogo deixou um legado na conservação da natureza reconhecido ainda hoje na Liga de Proteção da Natureza, a que presidiu.

Morreu José de Almeida Fernandes, histórico do movimento ambientalista
Notícias ao Minuto

15:45 - 29/04/19 por Lusa

País Óbito

O biólogo José de Almeida Fernandes morreu hoje aos 87 anos, deixando um legado na conservação da natureza reconhecido ainda hoje na Liga de Proteção da Natureza, a que presidiu. A notícia da morte de José de Almeida Fernandes foi avançada hoje pelo jornal 'online' Observador.

O dirigente da LPN Jorge Palmeirim, atualmente na comissão de gestão da organização, disse à agência Lusa que José de Almeida Fernandes viveu a "investir nas gerações futuras" e deu "um enorme impulso ao movimento ambientalista na sociedade portuguesa.

Jorge Palmeirim lembrou que José de Almeida Fernandes o convidou para a direção da LPN no fim da década de 1970, quando ainda estudava na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde hoje é professor.

"Convidou o que poderia ser considerado um miúdo para a direção da Liga", salientou, referindo que Almeida Fernandes sempre privilegiou o envolvimento de toda a sociedade nas questões da conservação".

Enquanto gestor de instituições públicas - como o Instituto de Conservação da Natureza e o Instituto de Promoção Ambiental - teve "um grande impacto na educação ambiental", acrescentou.

Quando partilharam funções na direção da LPN, José de Almeida Fernandes destacou-se como "uma pessoa invulgar, de trato agradável", cujo impacto se fez sentir em todo o setor da conservação do ambiente.

José de Almeida Fernandes recebeu da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente em 2010 o prémio Carreira Fernando Pereira.

Era pai do jornalista José Manuel Fernandes, 'publisher' do Observador e ex-diretor do diário Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório