Estes foram os primeiros recrutas da Força Aérea. Estávamos em 1959

Uma exposição e um encontro com os primeiros mancebos fazem parte do programa de comemoração dos 60 anos da primeira recruta da Força Aérea.

Estes foram os primeiros recrutas da Força Aérea. Foi em 1959
AnteriorSeguinte

© Global Imagens

Patrícia Martins Carvalho
24/04/2019 14:08 ‧ 24/04/2019 por Patrícia Martins Carvalho

País

História

Há seis décadas, 523 mancebos integraram aquela que foi a primeira recruta da Força Aérea Portuguesa, tendo realizado o seu Juramento de Bandeira no dia 25 de abril de 1959.

Agora, seis destes recrutas uniram-se para celebrar a data, tendo organizado várias iniciativas que vão decorrer hoje e amanhã em Leiria e na Base Aérea de Monte Real.

No Centro Cultural Mercado de Sant’Ana estará patente, desde as 18h00 desta quarta-feira, a exposição ‘A aviação militar portuguesa na Primeira Guerra Mundial – 1914-1918’.

Já para amanhã, 25 de abril, está agendado um encontro para os primeiros recrutas e as suas famílias que terá uma missa pelos camaradas já falecidos, um almoço comemorativo, diversas atividades e uma visita guiada pela Base Aérea N.º5 em Monte Real.

“Dado que a Base Aérea N.º 5 em Monte Real comemora também 60 anos de existência, a 4 de outubro, sugerimos que fossem nossos parceiros, juntamente com a Câmara Municipal de Leiria, e ambas as instituições se disponibilizaram para apoiar as comemorações”, explicam os organizadores do evento.

Dos 523 primeiros recrutas já morreram 115 militares, mas para o encontro de amanhã estão inscritos mais de 250. De referir que os participantes da recruta FAP 1/59 que estão vivos têm entre 77 e 82 anos.

A FAP 1/59 representou um facto inédito por ter sido inteiramente dirigida pela Força Aérea, ter contado com um elevado número de participantes e ter sido ministrada na Serra da Carregueira (onde agora está localizada a prisão). Até ali, a recruta era feita nas instalações e por pessoal do Exército.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas