Há seis décadas, 523 mancebos integraram aquela que foi a primeira recruta da Força Aérea Portuguesa, tendo realizado o seu Juramento de Bandeira no dia 25 de abril de 1959.
Agora, seis destes recrutas uniram-se para celebrar a data, tendo organizado várias iniciativas que vão decorrer hoje e amanhã em Leiria e na Base Aérea de Monte Real.
No Centro Cultural Mercado de Sant’Ana estará patente, desde as 18h00 desta quarta-feira, a exposição ‘A aviação militar portuguesa na Primeira Guerra Mundial – 1914-1918’.
Já para amanhã, 25 de abril, está agendado um encontro para os primeiros recrutas e as suas famílias que terá uma missa pelos camaradas já falecidos, um almoço comemorativo, diversas atividades e uma visita guiada pela Base Aérea N.º5 em Monte Real.
“Dado que a Base Aérea N.º 5 em Monte Real comemora também 60 anos de existência, a 4 de outubro, sugerimos que fossem nossos parceiros, juntamente com a Câmara Municipal de Leiria, e ambas as instituições se disponibilizaram para apoiar as comemorações”, explicam os organizadores do evento.
Dos 523 primeiros recrutas já morreram 115 militares, mas para o encontro de amanhã estão inscritos mais de 250. De referir que os participantes da recruta FAP 1/59 que estão vivos têm entre 77 e 82 anos.
A FAP 1/59 representou um facto inédito por ter sido inteiramente dirigida pela Força Aérea, ter contado com um elevado número de participantes e ter sido ministrada na Serra da Carregueira (onde agora está localizada a prisão). Até ali, a recruta era feita nas instalações e por pessoal do Exército.