Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Doentes continuam estáveis", mas há dois nos cuidados intensivos

A Direção Clínica do Hospital e o presidente do Serviço Regional de Saúde fizeram ponto de situação do estado de saúde dos feridos do acidente que ocorreu na tarde de quarta-feira e que fez 29 mortos.

"Doentes continuam estáveis", mas há dois nos cuidados intensivos
Notícias ao Minuto

11:26 - 19/04/19 por Sara Gouveia

País Madeira

Segundo o boletim clínico atualizado na manhã desta sexta-feira sobre os feridos resultantes do acidente com um autocarro turístico que ocorreu na tarde de quarta-feira, no Caniço, na Madeira, há ainda 16 vítimas internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

O ponto de situação foi feito pela Direção Clínica do Hospital e pelo presidente do Serviço Regional de Saúde. Miguel Reis, adjunto da direção clínica do Hospital do Funchal, deu conta de que dos 28 doentes internados, "11 já tiveram altas clínicas".

"Permanecem internados 16 doentes no Hospital Dr. Nélio Mendonça, Oito vítimas estão internadas na Ortopedia, duas na Unidade de Cuidados Intensivos, duas no serviço Cardiotorácico e quatro na Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos", referiu ainda. 

"Os doentes continuam estáveis e todos eles mantém uma evolução favorável do ponto de vista clínico", garantiu Miguel Reis, no entanto, não há previsão de alta para esses pacientes.

Questionado sobre a possibilidade de os feridos serem transferidos para unidades hospitalares na Alemanha, o adjunto da direção clínica explicou que na quinta-feira uma equipa médica alemã esteve reunida com o departamento clínico do hospital "até de madrugada", conversações que continuaram na manhã de hoje e que permitiram "avaliar clinicamente e individualmente cada paciente". Tendo isso em conta, refere, “não há nenhum critério clínico que justifique a transferência destes doentes para a Alemanha”.

Havendo possibilidade de mudança, será tida em conta a "vontade dos doentes e dos seus familiares", bem como questões jurídicas e médico-legais, mas, garantiu, "hoje não haverá transferência de doentes para a Alemanha".

Recorde-se que dos 16 doentes internados, 14 são de nacionalidade alemã e dois de nacionalidade portuguesa. Há ainda a lamentar 29 mortos na sequência do acidente, todos estrangeiros.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros alemão e português já se deslocaram à Madeira, estando prevista para hoje a visita do Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório