Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal em 12.º na liberdade de imprensa. EUA em 48º, atrás do Botswana

O último lugar da lista já não pertence à Coreia do Norte.

Portugal em 12.º na liberdade de imprensa. EUA em 48º, atrás do Botswana
Notícias ao Minuto

11:30 - 18/04/19 por Pedro Filipe Pina

País RSF

A liberdade de imprensa tem continuado a deteriorar-se em muitos países, "onde o ódio aos jornalistas se transformou em violência", adverte a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), no relatório anual hoje conhecido.

O relatório divulgado inclui o Press Freedom Index, um ranking que contempla 180 Estados e que dá conta da margem em diferentes países para a prática jornalística.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Noruega surge a liderar a lista, seguida da Finlândia, Suécia e Holanda. Portugal surge no 12.º lugar num ranking em que 15 países do top 20 pertence à Europa.

A fechar o ranking já não está a Coreia do Norte mas sim o regime fechado e ditatorial do Turquemenistão. A RSF alerta que o regime do Turquemenistão não deixou de reforçar o controlo da imprensa, continuando a perseguir inclusive os últimos correspondentes clandestinos da comunicação social no exílio.

A RSF também destacou o progresso da Etiópia, que subiu 40 lugares para 110.º, e da Gâmbia, que avançou 30 lugares para 92.º. Em sentido oposto, destaca-se a descida dos Estados Unidos para o 48.º lugar, onde surge - como nota a CNN - atrás de países como o Botswana e a Roménia. 

Para a RSF, para tal muito contribui o "clima de medo" vigente, fomentado também por Donald Trump, o presidente norte-americano, que já por mais do que uma vez apelidou a imprensa de "inimigo do povo".

Ainda do lado de lá do Oceano Atlântico, o Brasil, a Venezuela e Nicarágua são os países latino-americanos onde a liberdade de imprensa piorou em 2018.

A lista realça também que apenas um cada quatro países é considerado aceitável no que a condições para a prática livre do jornalismo diz respeito.

Portugal encontra-se entre o lote de 15 países (11 deles europeus) onde a situação para a prática jornalística é considerada boa. A China, a Arábia Saudita, a Eritreia, o Sudão e o Vietname são outros países que acompanham a Coreia do Norte e o Turquemenistão no final da lista.

O ranking completo pode ser consultado clicando aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório