Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Amianto é cancerígeno, mas há milhares de edifícios que (ainda) o contêm

Uma investigação da SIC Notícias concluiu que há milhares de edifícios que ainda contêm amianto.

Amianto é cancerígeno, mas há milhares de edifícios que (ainda) o contêm
Notícias ao Minuto

08:30 - 09/04/19 por Notícias Ao Minuto

País Portugal

São milhares de edifícios públicos e privados que, na sua estrutura, têm materiais com amianto. A informação é avançada pela SIC Notícias, que recorda que este é um produto altamente cancerígeno que mata mais de 100 mil pessoas em todo o mundo. A sua produção, recorde-se, é proibida na União Europeia desde 2005, mas até então muitos materiais foram usados na construção civil.

São edifícios, comboios, navios, condutas, depósitos de água, caldeiras de aquecimento, isolamentos térmicos e acústicos. A aplicação do amianto, até 2005, era extensa e muitos desses materiais, apurou a estação de Paço de Arcos, ainda se mantêm, muitos deles nos telhados de habitações, escolas e hospitais. O Governo garante que vai limpar mais de 2 mil edifícios públicos até 2022.

Na realidade, "a maioria das vezes, achamos que não há grande mal, porque todos nós já estivemos expostos e ninguém se lembra de ter adoecido por isso. No entanto, existe uma realidade associada ao amianto desconhecida pela maioria das pessoas", revelou Carmen Lima, coordenadora do SOS AMIANTO e coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus, à SIC Notícias. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório