Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Polícia Marítima investiga derrame de hidrocarbonetos no porto de Sines

A Polícia Marítima de Sines já iniciou a investigação ao derrame de hidrocarbonetos ocorrido hoje no Porto de Sines, distrito de Setúbal, disse à agência Lusa o capitão do porto, Manuel Sá Coutinho.

Polícia Marítima investiga derrame de hidrocarbonetos no porto de Sines
Notícias ao Minuto

14:14 - 05/04/19 por Lusa

País Casos

Ao contrário do comunicado divulgado de manhã pela proteção civil de Sines e pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), que indica que o derrame aconteceu esta madrugada, o comandante do porto adiantou que o alerta para este incidente de poluição foi dado "entre as 23:30 e as 23:45" de quinta-feira.

"O derrame de fuel ocorreu entre as 23:30 e as 23:45 durante uma manobra de reabastecimento de um navio porta-contentores e o navio reabastecedor 'Bahia Tres', tendo de imediato os serviços da Administração do Porto de Sines iniciado os procedimentos de contenção", explicou.

De acordo com o comandante, "foram colocadas barreiras de contenção em toda a área afetada junto ao Terminal XXI e essas barreiras foram estabelecidas durante a noite. Neste momento, a APS está a proceder a limpezas e à remoção do fuel que foi derramado", explicou.

Em paralelo, adiantou, decorrem "as averiguações e o inquérito", a cargo da Polícia Marítima, em articulação com o Ministério Público, para apurar "o que terá estado na origem do incidente".

"Neste momento, a Polícia Marítima, através da Investigação Criminal, está a proceder às diligências necessárias nestas circunstâncias e nesta situação em específico", adiantou Sá Coutinho que não especificou a quantidade de combustível derramado.

"Durante a noite foi a administração do porto que estabeleceu as barreiras de contenção e isso permitiu confinar o produto que caiu na água à zona onde o navio está atracado, ou seja, um pouco mais de um terço do terminal de contentores, mas nesta fase não consigo apontar a quantidade de produto que foi para a água", acrescentou.

Segundo o comandante da Polícia Marítima de Sines, a atividade normal do Porto de Sines "está parada no local onde o navio 'MSC Sandra' está atracado, indicando que, "apesar de não ter a confirmação da APS, o resto do porto continua a funcionar".

De acordo com Sá Coutinho, as operações de limpeza e de contenção do produto poderão prolongar-se além do dia de hoje.

"Depende de como os trabalhos evoluem ao longo do dia de hoje e das condições meteorológicas porque, além da recolha do produto que caiu à água, há um conjunto de outras ações de limpeza, até do próprio navio, que ainda vão demorar algum tempo, mas seguramente não estimo que sejam concluídas hoje", afirmou.

Segundo o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, foram derramados cerca de 250 quilos de hidrocarbonetos no Terminal XXI do Porto de Sines, tendo sido "ativados os meios de contingência" com vista "à contenção e recolha" do produto.

Em comunicado conjunto, a autarquia e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APSA) afirmaram que "ocorreu no Terminal XXI, um pequeno derrame de hidrocarbonetos durante uma operação de fornecimento de bancas do navio 'Bahia Tres' ao navio 'MSC Sandra'".

A operação de contenção e limpeza está a ser acompanhada por elementos da proteção civil municipal de Sines.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório