Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Direita "favorece” o transporte individual em detrimento do ambiente

António Costa diz que política social-democrata continua a “promover as alterações climáticas”.

Direita "favorece” o transporte individual em detrimento do ambiente

António Costa participa, este domingo, na iniciativa ‘A Tua Geração Europa’ promovida pela Juventude Socialista (JS), em Leiria, onde o ambiente e as políticas ambientais estão na ordem do dia.

Durante o discurso, o primeiro-ministro aproveitou para lançar farpas aos partidos de Direita. Começou por dizer que a luta pela “total neutralidade carbónica” está nas mãos das novas gerações, para as quais estava a falar, e que só estas podem exigir “políticas concretas” para que, em 2050, esse objetivo seja alcançado.

Recordando que, “nessas políticas”, nem todos os partidos são iguais. Para António Costa os partidos de Direita continuam a “favorecer” o transporte individual em detrimento do ambiente, algo que considera, preocupante. Ao contrário, o Governo socialista, segundo o próprio primeiro-ministro, continua a implementar medidas para incentivar a utilização de transportes públicos e, por conseguinte, contribuir para a diminuição da poluição.

“A Direita preocupa-se com o peso fiscal do custo da gasolina, para continuar a favorecer o transporte individual. Em vez de contribuírem para diminuírem as alterações climáticas continuam a promovê-las. Aquilo que nos faz mudar esta trajetória é a aposta, cada vez maior, no transporte público, numa economia circular que permita que as viaturas tenham materiais reutilizáveis e a aposta numa mobilidade circular”, frisou.

António Costa referia-se, por exemplo, aos novos passes para os transportes públicos de Lisboa, que vão custar até um máximo de 40 euros e que foram lançados esta semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório