Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Hacker Rui Pinto nomeado para prémio que distingue denunciantes

O prémio anual GUE/NGL distingue 'Jornalistas, Denunciantes e Defensores do Direito à Informação'.

Hacker Rui Pinto nomeado para prémio que distingue denunciantes
Notícias ao Minuto

16:34 - 22/03/19 por Filipa Matias Pereira

País 'Truth metters'

Foi divulgada na quinta-feira a lista final do segundo prémio anual GUE/NGL para 'Jornalistas, Denunciantes e Defensores do Direito à Informação'. E o hacker Rui Pinto, que foi também ontem extraditado para Portugal, está entre os nomeados. 

Como esclarece o comunicado na página institucional do prémio, este galardão é dedicado a "indivíduos ou grupos que foram intimidados e/ou perseguidos por descobrir a verdade e denunciá-la ao público". 

Para além de Rui Pinto, figuram ainda na lista de nomeados Julian Assange, fundador do WikiLeaks, Katya Mateva, denunciante sobre o esquema de vistos gold do Ministério da Justiça búlgaro, Yasmine Motarjemi, ex-vice-presidente e denunciante dos lapsos de segurança alimentar da Nestlé,  Luis Gonzalo Segura, autor e denunciante sobre corrupção e irregularidades no exército espanhol, e    Howard Wilkinson, denunciante do Banco Danske. 

O vencedor será anunciado no Parlamento Europeu em Estrasburgo, dia 16 de abril de 2019, e receberá cinco mil euros pelo trabalho desenvolvido

Recorde-se que a investigação que envolve Rui Pinto diz respeito aos acessos informáticos indevidos feitos ao Sporting e à Doyen Sports que, alegadamente, terão sido realizados  pelo hacker que é também implicado no chamado ‘caso dos e-mails’ e que envolve o Benfica e o FC Porto.

A justiça portuguesa acusa o jovem da prática de um crime de tentativa de extorsão, um de ofensa a pessoa coletiva, dois de acesso ilegítimo e dois de violação de segredo.

Rui Pinto é ouvido esta sexta-feira por um juiz de instrução criminal e deverão também hoje ser conhecida as medidas de coação, sendo que o hacker estava em prisão preventiva em Budapeste. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório