Meteorologia

  • 27 MAIO 2019
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

A app do Governo não o vai livrar de uma multa numa operação STOP

O alerta chega-nos por parte da DECO – Associação de Defesa do Consumidor.

A app do Governo não o vai livrar de uma multa numa operação STOP
Notícias ao Minuto

10:15 - 25/02/19 por Notícias Ao Minuto 

País Aviso

O Governo lançou, recentemente, uma aplicação que funciona como uma espécie de carteira digital, pois é possível armazenar lá os cartões de identificação como o cartão do cidadão, a carta de condução ou o cartão da ADSE.

No entanto, se viu nesta app a oportunidade para não ter estes cartões consigo, evitando assim perdê-los acidentalmente ou num assalto, tire essa ideia da cabeça.

A DECO avisa, num artigo publicado no seu site, que ter os documentos guardados na app não é o suficiente para evitar uma multa.

Segundo a Associação de Defesa do Consumidor, se for mandado parar numa operação STOP e, ao invés de apresentar o cartão de cidadão e a carta de condução físicos, apresentar os documentos em formado digital será multado na mesma.

Isto porque, avisou a Agência para a Modernização Administrativa, a aplicação “não se sobrepõe ao dever de posse do documento físico, quando exigido, nos termos legalmente estabelecidos, por exemplo, para identificação sempre que se encontre em lugares públicos, abertos ao público ou sujeitos a vigilância policial ou quando conduza um veículo a motor na via pública”. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório