Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Não, este homem não está em Guimarães e não, não precisa de ajuda

Muitas foram as pessoas que reconheceram o homem que aparece na foto, mas muitas outras não sabem quem é e mostraram-se verdadeiramente preocupadas.

Não, este homem não está em Guimarães e não, não precisa de ajuda
Notícias ao Minuto

16:09 - 11/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Redes Sociais

Que a internet é um mundo perigoso onde as verdades nem sempre são verdadeiras já todos sabemos. No entanto, continuam a existir publicações que levam as pessoas ao engano e, muitas vezes, nem sequer se consegue perceber o seu propósito.

Disso mesmo é o exemplo de uma publicação no Facebook que foi tornada pública no sábado e que, desde então, já soma 27 mil partilhas - tornando-se no mais recente conteúdo viral da rede social em Portugal.

Em causa está a imagem de um homem, visivelmente fragilizado, deitado numa cama de hospital. Na descrição da imagem está um breve texto capaz de lançar a preocupação entre os mais distraídos.

“PEDIDO DE AJUDA URGENTE!Este homem deu entrada hoje no Hospital Beatriz Ângelo em Guimarães sem qualquer tipo de identificação e com aparente perda de memória. Partilhem para que possamos encontrar a família!”.

No entanto, em primeiro lugar há a sublinhar que o Hospital Beatriz Ângelo se situa em Loures e não em Guimarães e, em segundo lugar, o homem que aparece na foto é Andrew Licoln, o ator que dá vida a Rick Grimes na série ‘The Walking Dead’.

A publicação feita nas redes sociais conta com mais de 1,5 mil comentários e, embora a maioria das pessoas saiba quem é o homem na imagem, também há utilizadores do Facebook que não conhecem o ator ou a série e, por isso, acreditam que está mesmo um homem internado no hospital a precisar de ajuda.

O utilizador que partilhou esta informação falsa explicou ao Notícias ao Minuto que o fez para "provar que as pessoas partilham de imediato tudo o que aparece".

"O objetivo é apenas um: a pessoa partilha e há-de vir um amigo que lhe diz que é falso e que não deve partilhar sem saber se é verdade", acrescentou, frisando que é uma experiência que tem o intuito de levar as pessoas a "aprenderem com o erro". Até porque, lembrou, o Hospital Beatriz Ângelo situa-se em Loures e não em Guimarães e, ainda assim, houve quem acreditasse no que estava a ler.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório