Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mansarda para artistas vai ter 80 quartos, metade deles para residência

Oitenta quartos, metade dos quais para residência permanente, e um auditório com 100 lugares constam das valências da residência Mansarda a construir num terreno cedido pela Câmara de Lisboa, em local ainda por definir, foi hoje anunciado.

Mansarda para artistas vai ter 80 quartos, metade deles para residência
Notícias ao Minuto

19:54 - 17/01/19 por Lusa

País permanente

Trata-se de um espaço idealizado pela diretora de 'casting' Patrícia Vasconcelos e mais 19 fundadores, para residência permanente ou temporária de pessoas que tenham estado ligadas às áreas da língua, arte e cultura portuguesas, sobretudo às artes performativas, de modo a permitir a interação de gerações, a promoção de criação artística e a partilha com outras instituições, segundo os fundadores desta instituição privada de solidariedade social (IPSS).

Criada em 2014, a Mansarda, cujo projeto foi apresentado hoje, em Lisboa, está agora, cinco anos depois, a dar os primeiros passos para materializar a residência, desenhada pelo arquiteto Carrilho da Graça, que também é sócio da associação.

A Mansarda irá integrar um total de 80 quartos, estando 40 reservados para residência permanente e, os restantes, para residência temporária, havendo quartos simples e duplos, foi anunciado hoje, em Lisboa.

O edifício terá também espaço para uma área de atividades, no qual se destaca um auditório de 100 lugares, que terá programação cultural regular, e cujas receitas irão reverter para a gestão da IPSS.

Está também prevista uma sala de formação, uma sala de reabilitação e uma horta biológica. A Mansarda irá reservar ainda um espaço onde existirá um restaurante, de 40 lugares, aberto ao público, com o intuito de promover uma aproximação da comunidade com as pessoas que habitam a residência.

Pensada para "quando a vida nos troca as voltas", a Mansarda quer prestar um serviço à comunidade artística que vai além do acolhimento.

Patrícia Vasconcelos pretende que seja "um projeto ativo, capaz de mobilizar diferentes expressões artísticas, potenciando o encontro e a interação entre gerações, e que esteja de portas abertas a outras instituições e visões que contribuam positivamente para a dinamização constante do projeto".

"A residência será um espaço de criação artística e valorização do talento", afirmou.

Arrancando numa base 'pro bono', a associação está a recolher donativos, através do IBAN PT50 0036 0000 9910 5910 4751 0, e a angariar sócios que podem fazer a inscrição através do site da associação www.mansarda.pt.

A IPSS também já faz parte das instituições que podem beneficiar da consignação de 0,5% do IRS de 2018 dos contribuintes e empresas.

O ator Miguel Guilherme, o coreógrafo Jorge Salavisa, o fadista Camané, o ex-ministro da Cultura José António Pinto Ribeiro, a jornalista Anabela Mota Ribeiro e o escritor Rui Cardoso Martins contam-se entre os sócios fundadores da associação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório