Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Operação Ano Novo: GNR regista oito mortes, entre elas a de um menor

Um adolescente de 16 anos morreu atropelado.

Operação Ano Novo: GNR regista oito mortes, entre elas a de um menor
Notícias ao Minuto

11:36 - 03/01/19 por Filipa Matias Pereira

País Balanço

Durante os dias 28 de dezembro e 2 de janeiro, a Guarda Nacional Republicana intensificou o patrulhamento e a fiscalização rodoviária nos percursos onde se previa maior afluência por altura das festividades do Ano Novo. 

A GNR vem agora, em comunicado enviado às redações, apresentar os resultados dos seis dias de operação, em comparação com igual período do ano passado.

No que diz respeito à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 1.189 acidentes, oito mortos, dos quais cinco condutores, dois passageiros e um peão por atropelamento, nomeadamente um menor de 16 anos. Há ainda a assinalar 25 feridos graves e 406 leves.  

Foram fiscalizados cerca de 37.879 condutores (mais 6.255 do que no ano transato), sendo que a GNR detetou 1.003 motoristas com excesso de álcool (mais 122 do que em comparação com o período homólogo). 

Das pessoas fiscalizadas, 332 foram detidas por apresentarem taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l (+ 34). Foram igualmente detidos 93 condutores por falta de habilitação legal para conduzir. 

No mesmo período, a GNR 10.015 infrações, das quais se destacam o excesso de velocidade, falta de inspeção periódica, falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, utilização indevida do telemóvel durante a condução e falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório