Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

ABRAÇO abre instalações de rastreio do VIH/SIDA no Porto

Estas novas instalações destinam-se a homens que têm sexo com homens.

ABRAÇO abre instalações de rastreio do VIH/SIDA no Porto
Notícias ao Minuto

07:53 - 24/11/18 por Filipa Matias Pereira

País Prevenção

Apesar de nos últimos anos se assistir a uma redução do número de infetados com o vírus do VIH/SIDA, o rastreio da doença continua a ser um imperativo. E, por isso mesmo, na semana em que se celebram o Dia Mundial da Luta Contra a Sida e a Semana Europeia do Teste, a Associação ABRAÇO abre portas às novas instalações do Centro Comunitário de Rastreio ao VIH e outras IST na cidade do Porto.

As novas instalações, que serão inauguradas já na segunda-feira, dia 26, a partir das 11h00, dirigem-se a homens que têm sexo com homens. Conforme refere o comunicado enviado às redações, esta é a realidade que, no contexto europeu da epidemia, se apresenta como a forma de transmissão de VIH mais frequentemente indicada.

Saliente-se que os fatores que contribuem para que os números de transmissões se mantenham expressivos radicam, entre os outros, nas infeções por VIH não detetadas, nas infeções agudas com altas cargas víricas e na presença de outras infeções sexualmente transmissíveis que podem aumentar o risco de transmissão do VIH.

Este novo centro comunitário, pode ainda ler-se no comunicado, tem como “objetivo continuar a contribuir para tornar os testes cada vez mais acessíveis à comunidade, aumentando esforços que visam contrariar a elevada taxa de diagnósticos tardios em Portugal, bem como a elevada taxa de incidência nesta população específica”.

Recorde aqui a entrevista do Notícias ao Minuto a Gonçalo Lobo, presidente da Abraço. Uma conversa que não ficou à margem da análise da mudança de paradigma do VIH/SIDA e das novas formações de prevenção. 

------------------------------

Contactos do Centro Comunitário +Abraço no Porto

Morada: Rua da Torrinha, 254D, 4050-610 Porto       Contactos: 912 444 300 | [email protected]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório