Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

General Loureiro dos Santos era um homem "culto e inteligente"

O deputado socialista João Soares recordou o general Loureiro dos Santos, que morreu hoje em Lisboa, aos 82 anos, como um homem "culto e inteligente" que o aconselhou por diversas vezes.

General Loureiro dos Santos era um homem "culto e inteligente"
Notícias ao Minuto

11:08 - 17/11/18 por Lusa

País João Soares

"Recebo como grande tristeza a morte do general. Quando tive responsabilidades na área da defesa, sob a direção de António José Seguro, várias vezes falei com ele, também quando fiz parte do Conselho Superior de Defesa Nacional. Várias vezes me aconselhei com o general, que nunca deixou de, generosa e inteligentemente, me dar o seu conselho", disse à Lusa João Soares.

O general José Loureiro dos Santos, antigo ministro da Defesa Nacional e ex-Chefe do Estado-Maior do Exército, morreu hoje em Lisboa, aos 82 anos, vítima de doença, disse à agência Lusa fonte da família.

"Era um homem culto e inteligente e com um grande sentido de humor", referiu João Soares,

João Soares lembrou que a última vez que esteve com o general Loureiro dos Santos, aquando do lançamento da sua biografia, ele já se encontrava "muito debilitado", mas nem por isso o deixou de cumprimentar.

O deputado socialista recordou ainda Loureiro dos Santos como "um grande militar das Forças Armadas portuguesas" e "um grande militar de Abril", além do seu percurso como membro de dois governos "em circunstancias complicadas", entre 1978 e 1980, dirigidos por Carlos Mota Pinto e Maria de Lourdes Pintasilgo.

"Era um homem que estudava as questões que tinham a ver com as nossas Forças Armadas e as questões de geoestratégia internacional", lembrou João Soares, frisando a sua "admiração e respeito" pelo general.

Nascido em Vilela do Douro, concelho de Sabrosa, no distrito de Vila Real, em 02 de setembro de 1936, José Alberto Loureiro dos Santos foi ministro da Defesa Nacional entre 1978 e 1980 nos IV e V Governos Constitucionais, chefiados por Carlos Mota Pinto e Maria de Lourdes Pintasilgo, ambos executivos de iniciativa presidencial de Ramalho Eanes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório