Furacão Helene deve afetar todas as ilhas dos Açores

O furacão Helene estava às 21h00 locais de quarta-feira (mais uma hora em Lisboa) a 2.050 quilómetros dos Açores, onde deve chegar no sábado, sendo esperado que os efeitos se sintam em todas as ilhas, em especial no grupo ocidental.

Furacão Helene deve afetar todas as ilhas dos Açores - IPMA

© Lusa

Lusa
13/09/2018 06:15 ‧ 13/09/2018 por Lusa

País

IPMA

"O furacão está a deslocar-se para norte a 20 quilómetros por hora, prevendo-se que diminua de intensidade durante a quinta-feira, passando a classificar-se como tempestade tropical. De acordo com a previsão, é provável que as ilhas do grupo ocidental [Flores e Corvo] comecem a sentir os efeitos desta tempestade, a partir da tarde de sábado", refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado hoje divulgado.

Segundo o comunicado, prevê-se, a partir da tarde de sábado, "vento muito forte do quadrante sul com rajadas até 120 quilómetros por hora, chuva forte e ondas do quadrante sul entre 6 a 8 metros de altura" nas Flores e no Corvo.

"Nas restantes ilhas do arquipélago também se prevê um agravamento do estado do tempo, devido à passagem da tempestade tropical, no entanto será de forma menos significativa", acrescenta o IPMA

Para as ilhas do grupo central -- Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge - está previsto vento forte do quadrante sul com rajadas até 80 quilómetros por hora e períodos de chuva forte, enquanto no grupo oriental -- São Miguel e Santa Maria -- é expectável vento do quadrante sul moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora e períodos de chuva forte.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas