Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Campanha arqueológica em Estarreja revela estrutura de muralha

A quarta campanha arqueológica no Castro de Salreu, em Estarreja, distrito de Aveiro, permitiu "perceber melhor a estrutura da muralha" e encontrar um outro conjunto de vestígios relacionados com a ocupação do local.

Campanha arqueológica em Estarreja revela estrutura de muralha
Notícias ao Minuto

15:29 - 29/08/18 por Lusa

País Arqueologia

A campanha de escavação do Castro de Salreu insere-se no projeto PROBA (Proto-história da Bacia do Antuã) e este ano contou com a participação de mais de 30 pessoas, entre arqueólogos, estudantes e voluntários, oriundos de Espanha, Alemanha e Brasil, que durante 20 dias trabalharam naquele povoado da Idade do Ferro.

Segundo o Centro de Arqueologia de Arouca, responsável pela organização das escavações, além da estrutura da muralha, foi ainda identificada a planta de uma estrutura habitacional anteriormente detetada, bem como vários momentos da sua utilização.

Na zona habitacional do povoado, os trabalhos vieram comprovar que o espaço foi usado em diferentes fases e de formas de distintas. Ali já havia sido identificado o alicerce de uma cabana e a escavação deste ano permitiu determinar o assentamento da porta e um piso de argila decorado.

Segundo a Câmara de Estarreja, que tem promovido e contribuído para as escavações, noutro setor foram encontradas estruturas que podem estar relacionadas com uma área oficinal, já que ali foi encontrada escória de metal.

Entre diversos outros artefactos encontrados, como pesos de tear ou de suporte das coberturas das casas, foi recolhida "uma grande coleção de contas de colar, em pasta de vidro, que não eram produzidas no país".

Estas contas seriam importadas do sul da Península ou do norte de África, e podem ajudar a perceber a relação de Salreu, outrora na linha da costa, com as rotas de comércio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório