Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2021
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Família de orcas avistada ao largo da costa algarvia. "Foi único"

Família de 10 orcas foi avistada esta terça-feira perto da ilha da Culatra, no Algarve. Diz quem lá esteve que foi um momento "único" e "inesquecível".

O fenómeno é considerado raro e imprevisível. “No fundo é estar no local certo à hora certa”, resume Alfredo Rodrigues, biólogo marinho que captou as imagens de famílias de orcas a nadar ao largo da ilha da Culatra, no Algarve.

O avistamento aconteceu no passado dia 31, esta terça-feira, em frente à ilha da Culatra, entre as três e as quatro milhas. Eram entre 10 e 11 orcas, uma família que estava dividida em dois subgrupos.

Alfredo Rodrigues conta ao Notícias ao Minuto que este é, de facto, um “avistamento raro”. Na verdade, há cinco famílias destes animais já conhecidas, que passam todos os anos até ao estreito de Gibraltar.

O ano passado foram avistadas no dia 15 julho perto da Fuzeta por exemplo”, recorda o biólogo, que diz ter esperado anos por este momento. “Foi único e inesquecível, quer para nós quer para os clientes que tiveram a sorte de testemunhar isto”.

As orcas foram avistadas durante a manhã de terça-feira numa saída para observação de golfinhos da empresa Formosamar. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório