Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Pela primeira vez, a melhor tese de doutoramento da Europa é portuguesa

Distinção foi entregue a uma jovem investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Pela primeira vez, a melhor tese de doutoramento da Europa é portuguesa
Notícias ao Minuto

08:10 - 24/07/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Ciência

Nunca um português havia conquistado tal distinção. Margarida Carvalho (segunda pessoa a contar da esquerda) é a primeira investigadora a trazer para Portugal o EURO Doctoral Dissertation Award, uma “distinção que representa o reconhecimento de dissertações de doutoramento excecionais na área de investigação operacional”.

Orientada por João Pedro Pedroso e Andrea Lodi, Margarida Carvalho escreveu uma tese que cruza a otimização combinatória e a teoria dos jogos.

“Na tese foi, pela primeira vez, formulado um jogo para modelar programas de trocas de rins envolvendo hospitais de vários países. O que conseguimos concluir foi que o jogo tem boas propriedades do ponto de vista do bem-estar social. Quer isto dizer que quando as entidades se comportam de forma mais racional, ou seja, concentrando-se apenas no seu benefício individual, o número de pacientes com insuficiência renal que recebe um transplante é maximizado”, explica Margarida Carvalho, antiga colaboradora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e agora docente na Universidade de Montreal (Canadá).  

Na nota enviada às redações lê-se ainda que este prémio "avalia a originalidade e novidade do tema da tese, a pertinência para a área de investigação operacional, a profundidade e amplitude dos resultados, as contribuições práticas e teóricas, as aplicações dos resultados, o impacto nas áreas de investigação e a qualidade das publicações associadas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório