Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

'Lisboa, Saudade, Luz', o vídeo incrível que é uma homenagem à cidade

Neste vídeo, que compila fotografias da cidade de Lisboa partilhadas no Instagram, pode estar uma sua. Será Lisboa a cidade mais 'Instragamável' do mundo?

Notícias ao Minuto

23:06 - 20/06/18 por Melissa Lopes

País Instagram

'Lisboa, Saudade, Luz' é o nome do filme que resulta do alinhamento de, precisamente, 1.045 fotografias partilhadas em contas públicas da rede social Instagram. O que têm as fotografias em comum? A capital portuguesa, cidade cada vez mais na moda.

Nos mais de dois minutos do filme, que começa com um poema de Álvaro de Campos, podemos ver os locais mais emblemáticos da cidade, desde os  monumentos dos Descobrimentos, passando pela Baixa pombalina, pelo Marquês de Pombal, às referências ao Rio Tejo e à arquitetura tipicamente lisboeta. Os azulejos, claro, marcam presença no filme, assim como o elétrico e os miradouros. 

O processo criativo, explica-nos o criador do filme, passou desde o levantamento dos locais, monumentos e identidades” da cidade. Depois, através de “sensivelmente 50 hashtags referentes à cidade de Lisboa, foi feito o download das fotografias. O alinhamento gráfico e sequencial, combinado com o som, não foram ao acaso.

“‘Lisboa, Saudade, Luz’ é a minha homenagem a Lisboa. É a visão de cada um e também a visão de todos”, afirma Eduardo Correia Pinto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório