À imagem do que aconteceu em Coimbra, os estudantes da Universidade de Évora decidiram acabar com a garraiada na Queima das Fitas, tendo o ‘não’ vencido no referendo realizado esta terça-feira, dia 22 de maio, dá conta o representante do movimento ‘Pelo fim da garraiada na Queima das fitas de Évora’, Rui Mendonça.
À pergunta: “deve o evento garraiada académica continuar no programa oficial da Queima das Fitas?”, 61,4% dos estudantes responderam que não, tendo o ‘sim’ contabilizado 37,3%. Registaram-se ainda 0,2% de votos nulos e 1,1% de votos em branco.
Rui Mendonça fala de "uma grande conquista nos direitos dos animais”, representando o resultado do referendo um “indicador inequívoco de que há cada vez mais rejeição de atividades tauromáquicas, mesmo nas zonas onde esta se encontra fortemente enraizada” como é o caso do Alentejo.
“Cabe agora à associação académica respeitar a decisão democrática e defender os interesses dos alunos”, frisa ainda o responsável pelo movimento.