Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

É dia de nuvens, chuva e trovoada. Temperaturas entre os 11ºC e 28ºC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral a sul do Cabo carvoeiro até meio da manhã, períodos de chuva ou aguaceiros a partir do final da manhã e possibilidade de ocorrência de trovoada

É dia de nuvens, chuva e trovoada. Temperaturas entre os 11ºC e 28ºC
Notícias ao Minuto

06:57 - 23/05/18 por Lusa

País IPMA

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante sul, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde no litoral oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima na região Norte e s subida da máxima.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 graus (Évora e Leiria) e os 16 (em Lisboa) e as máximas entre os 21 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 28 (em Braga e Santarém).

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas e vento moderado a forte de noroeste, soprando forte nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 22 graus Celsius.

Para os Açores prevê-se céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde, períodos de chuva fraca, passando a aguaceiros fracos e vento moderado a bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores vão variar entre os 15 e os 23, na Horta entre os 15 e os 21, em Angra do Heroísmo entre os 13 e 20 e em Ponta Delgada entre os 13 e os 20 graus.

Quase todo o país com risco elevado e muito elevado de exposição UV

Quase todas as regiões do país apresentam hoje um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação Ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado estão as regiões de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Madeira.

As regiões de Vila Real, Bragança, Leiria, Santarém, Évora, Setúbal, Beja, Faro e São Miguel (Açores) apresentam hoje risco elevado de exposição à radiação UV.

O IPMA colocou ainda Lisboa e as ilhas das Flores, Terceira e Faial (Açores) em risco moderado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório