Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quer acolher em sua casa um estudante estrangeiro? Eis a oportunidade

A iniciativa é da Associação Intercultura AFS Portugal. O papel da família de acolhimento é o de ajudar os jovens estudantes a integrarem-se na escola e na comunidade envolvente.

Quer acolher em sua casa um estudante estrangeiro? Eis a oportunidade
Notícias ao Minuto

14:19 - 07/05/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Voluntariado

Com o objetivo de promover a partilha e a troca de novas referências culturais, a Associação Intercultura AFS Portugal está a promover, mais uma vez, uma iniciativa que envolve famílias portuguesas e estudantes estrangeiros.

Os jovens que se candidataram a estudar em Portugal com uma família de acolhimento são de mais de 20 nacionalidades, têm entre 15 e 18 anos e frequentam o Ensino Secundário. O papel das famílias que irão acolher estes estudantes será o de ajudá-los a integrarem-se na comunidade, sem descurar os estudos.

Quanto às famílias que se podem candidatar “não têm de pertencer a nenhum modelo familiar tradicional”, podendo, por isso, “ser famílias com filhos, sem filhos, adultos independentes ou famílias monoparentais, de diferentes idades, géneros e composições”.

Em comunicado enviado às redações é dado a conhecer o caso de uma família de Paredes, no Porto, que já com os filhos criados e a viver fora de sua casa, decidiram acolher um estudante russo. O jovem, de 16 anos, contam Fátima e Gastão, adaptou-se bem a eles e ao país: “Ele tem muitos amigos (…) com quem sai de vez em quando para ir ao cinema ou fazer outros programas”.

Notícias ao MinutoFátima e Gastão na companhia do jovem estudante que acolheram em sua casa© Associação Intercultura AFS Portugal

Quanto à experiência dizem ser “incrível sob o ponto de vista humano, social, cultural e até emocional”.

“Recomendo vivamente este intercâmbio, é uma riqueza maravilhosa”, diz o casal.

As famílias que quiserem acolher estudantes estrangeiros devem consultar o site e o blogue da Associação Intercultura AFS Portugal para poderem proceder à inscrição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório