Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 23º

Ministério Público da Colômbia divulga provas contra ex-guerrilheiro

O Ministério Público da Colômbia divulgou, na terça-feira, provas de que o ex-líder revolucionário, detido na segunda-feira, em Bogotá, por alegados crimes de narcotráfico, "manteve contacto com um cartel mexicano".

Ministério Público da Colômbia divulga provas contra ex-guerrilheiro
Notícias ao Minuto

06:25 - 11/04/18 por Lusa

Mundo Narcotráfico

As autoridades destacaram, entre o material divulgado, uma fotografia em que se vê Jesus Santrich a "estabelecer contacto com um elemento identificado de um cartel mexicano", indicou.

O Ministério Público tornou público também um desenho, aparentemente da autoria de Santrich, enviado a Rafael Caro, considerado um dos principais chefes das redes de tráfico de drogas mexicanas. O desenho, datado de 02 de novembro de 2017, tem uma dedicatória: "Para Don Rafa Caro, com apreço e esperança de paz. Santrich".

Seuxis Pauxias Hernández Solarte, conhecido como Jesus Santrich, foi capturado na segunda-feira, na sua casa, em Bogotá pela procuradoria colombiana, na sequência de um mandado de captura emitido pela Interpol.

O ex-líder das Forças Revolucionárias de Paz da Colômbia (FARC) arrisca a extradição para os Estados Unidos, "uma vez que os alegados crimes foram cometidos após a assinatura do acordo de paz", disse na terça-feira o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

O acordo de paz, assinado em novembro de 2016, prevê que nenhum ex-guerrilheiro possa ser extraditado para os Estados Unidos por crimes de narcotráfico cometidos antes dessa data.

Medem-se agora as forças entre os que acreditam que as FARC romperam o acordo ao envolverem-se novamente em crimes de narcotráfico e os que defendem que Santrich foi "vítima de uma montagem".

O partido da antiga guerrilha colombiana FARC disse, na terça-feira, que o acordo de paz na Colômbia está "no seu ponto mais crítico".

"Com a captura do nosso camarada Jesús Santrich, o processo de paz encontra-se no seu ponto mais crítico e ameaça tornar-se um verdadeiro fracasso", assegurou, em conferência de imprensa, em Bogotá, o "número dois" das extintas FARC, Iván Márquez, que se tornou numa força política.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório