Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Rússia acusa Reino Unido de ocultar informações sobre caso de ex-espião

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, reagiu ao caso do envenenamento do ex-espião russo e da sua filha.

Rússia acusa Reino Unido de ocultar informações sobre caso de ex-espião
Notícias ao Minuto

13:50 - 29/03/18 por Sara Gouveia

Mundo Maria Zakharova

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo disse, em conferência de imprensa, que Moscovo não tem colhido qualquer cooperação por parte do Reino Unido nas investigações ao caso do envenenamento do ex-espião Skripal e da sua filha.

"A Rússia tem repetidamente pedido às autoridades do Reino Unido que participem na investigação do envenenamento de cidadãos russos e solicitámos informação quanto às circunstâncias em que decorreu este incidente através da embaixada da Rússia. Enviámos várias notas durante vários dias do mês de março. Infelizmente, não tem havido resposta a esses pedidos", revelou.

Maria Zakharova acusou ainda os britânicos de enviarem informação incorreta e de o fazerem de forma deliberada. "O Reino Unido está, assim, a violar a convenção entre os dois países, que foi assinado em 1968. Devo dizer que o artigo 6.º contém certas disposições segundo o qual a embaixada tem o direito de se reunir com cidadãos russos e de prestar toda a assistência necessária, mesmo no que toca a dar apoio jurídico às pessoas em questão e o país anfitrião não o pode impedir. O documento não foi alterado desde então e por isso consideramos que o Reino Unido está a agir de forma deliberada e não é a primeira vez que isso acontece", disse.

Moscovo referiu ainda que tiveram de saber do caso pelos meios de comunicação e que se trata de uma forma de excluir o país da investigação, acrescentando ainda que tentaram contactar o governo britânico mas que este "por sua vez deliberadamente recusou responder-nos por escrito ou oralmente".

"Não conseguimos obter um único dado sobre este incidente, sobre a data, a hora, o número de pessoas envolvidas, qual era a situação médica das pessoas, tudo isto tivemos de saber através dos meios de comunicação", lamentou.

Recorde-se que o Reino Unido acusa a Rússia de estar envolvida no envenenamento do ex-espião russo e da sua filha, sendo que a situação está a culminar num conflito diplomático que já envolve mais de 20 países a expulsarem os funcionários das embaixadas russas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório