Estavam centenas de pessoas nas proximidades da Catedral de La Encarnación de Almería, nesta província espanhola, para prestar uma última homenagem a Gabriel Cruz, o menino espanhol de oito anos que no passado domingo foi encontrado morto dentro do porta-bagagens do carro da madrasta, Ana Julia Quezada.
Acima pode ver o vídeo da saída do caixão com o corpo de Gabriel para a catedral de Almería, onde centenas de pessoas aguardavam para lhe prestar uma última homenagem. É possível ouvir aplausos.
Gabriel Cruz, recorde-se, desapareceu a 27 de fevereiro em Las Hortichuelas de Níjar, uma localidade de Almería.
Quezada, uma mulher de origem dominicana, de 43 anos, foi entretanto detida e a autópsia, divulgada na segunda-feira, revelou que a criança morreu em consequência de um estrangulamento no próprio dia em que desapareceu.
A morte de Gabriel mobilizou centenas de pessoas naquela localidade mas moveu muitas mais por todo o país, unidos no apoio aos pais de Gabriel, Ángel e Patrícia. Almería decretou inclusive três dias de luto pela morte da criança.
No vídeo abaixo, é possível ver a chegada do caixão do pequeno Gabriel à catedral onde se realizou a missa, assim como a chegada dos pais e da família do menino. Os pais são recebidos com aplausos e seguem, emocionados, atrás do caixão até ao interior da catedral.
Nuevo clamor popular en memoria de #GabrielCruz. Su féretro acaba de llegar a la catedral de Almería, donde tendrá lugar el funeral, entre la emocionada ovación de miles de personas y un grito unánime: "Todos con Gabriel".#EXN pic.twitter.com/QdLbOU8tsr
— Extremadura Noticias (@EXNdigital) 13 de março de 2018
Na cerimónia estiveram presentes a vice-presidente do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, e o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido.