Brasil vai lançar portal sobre abusos durante ditadura militar

As autoridades brasileiras vão lançar hoje na internet o projeto "Brasil Nunca Mais Digital", que reúne mais de 900 mil páginas que provam as torturas e abusos durante a ditadura militar de 1964-1985, informou na quinta-feira o Ministério Público Federal.

Brasileira Oi multada por má qualidade de serviços

© Reuters

Lusa
09/08/2013 07:02 ‧ 09/08/2013 por Lusa

Mundo

Internet

"É um conjunto de 710 processos de repressão, julgados pelo Superior Tribunal Militar, além de fotos, vídeos e outros materiais que retratam os abusos cometidos durante a ditadura", disse a entidade em comunicado.

A iniciativa digital é baseada no projeto original "Brasil Nunca Mais", lançado no início da década de 1980 pela Arquidiocese de São Paulo e Conselho Mundial de Igrejas.

Também incluídos no projeto estão documentos recolhidos na Suíça e Estados Unidos, que estão a ser digitalizados e repatriados desde 2011.

O Brasil reconhece oficialmente 400 mortos e desaparecidos durante a ditadura militar, comparando com os 30.000 na vizinha Argentina e 3.200 no Chile.

Dilma Rousseff, primeira Presidente brasileira e ex-membro da guerrilha urbana, foi torturada e presa durante quase três anos pelo regime militar.

No ano passado, o seu governo lançou a Comissão da Verdade para investigar as violações dos direitos humanos e esclarecer os crimes cometidos durante aquele período.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas