Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Revista do Vaticano denuncia servidão das freiras face aos cardeais

Uma revista do Vaticano denunciou como as freiras são frequentemente tratadas como servas contratadas pelos cardeais e pelos bispos, para quem cozinham e limpam por quase nenhum salário.

Revista do Vaticano denuncia servidão das freiras face aos cardeais
Notícias ao Minuto

14:05 - 01/03/18 por Lusa

Mundo Polémica

A edição de março da Women Church World, a revista mensal feminina do jornal do Vaticano Osservatore Romano, chegou hoje às bancas.

Esta exposição do trabalho mal pago e do intelecto não apreciado das religiosas confirma que está em crescimento e a chegar à igreja católica o movimento #Me Too, descreve a Associated Press (AP).

"Algumas servem nas casas dos bispos e dos cardeais, outras trabalham nas cozinhas das instituições da igreja ou dão aulas. Algumas servem os homens da igreja, levantam-se de manhã para fazer o pequeno-almoço, e vão dormir depois de o jantar ser servido, a casa limpa e a roupa lavada e engomada", lê-se num dos artigos principais.

Uma freira identificada apenas como irmã Mary descreve como as freiras servem o clero, mas raramente são convidadas a sentarem-se à mesa que servem.

Apesar de esta servidão ser do conhecimento geral, é assinalável que uma publicação oficial do Vaticano se atreva a publicar estas palavras e a denunciar como a igreja explora sistematicamente as freiras.

Mas essa disposição começou a definir a Women Church World, que se iniciou há seis anos como suplemento mensal do Osservatore Romano e é hoje uma publicação autónoma distribuída gratuitamente 'online' e juntamente com a edição em papel do jornal, em italiano, espanhol, francês e inglês.

"Até agora, ninguém tinha tido a coragem de denunciar estas coisas", disse à AP a editora da revista, Lucetta Scaraffia. "Tentamos dar voz àqueles que não têm coragem para dizer estas palavras".

"Dentro da igreja, as mulheres são exploradas", afirmou numa entrevista recente a responsável pela revista.

Enquanto o papa Francisco disse a Scaraffia que lia e apreciava a revista, esta não é de todo amada pelo sistema profundamente patriarcal do Vaticano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório