Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém deverá abrir em maio

Dois responsáveis da administração de Donald Trump disseram hoje que a nova embaixada norte-americana em Jerusalém abrirá em maio de 2018 para coincidir com o 70.º aniversário da independência de Israel.

Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém deverá abrir em maio
Notícias ao Minuto

16:35 - 23/02/18 por Lusa

Mundo Israel

Os responsáveis, que não quiseram ser identificados, adiantaram que o Congresso norte-americano será notificado hoje da mudança iminente.

O secretário de Estado, Rex Tillerson, assinou o plano de segurança para a nova embaixada na quinta-feira.

Segundo a agência noticiosa Associated Press, nos primeiros tempos, "a embaixada consistirá apenas em alguns escritórios dentro de instalações norte-americanas em Jerusalém".

Durante a sua visita a Israel em janeiro, o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, tinha dito que a nova embaixada deveria abrir até ao final de 2019.

O Presidente Donald Trump anunciou a 06 de dezembro o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da embaixada norte-americana de Telavive para a cidade considerada santa por cristãos, judeus e muçulmanos.

O anúncio foi contestado pela generalidade da comunidade internacional.

Israel ocupou Jerusalém Oriental em 1967 e anexou-a em 1980, contra a posição da comunidade internacional. Os palestinianos reivindicam Jerusalém Oriental como capital do futuro Estado da Palestina a que aspiram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório