Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Professor armado nos EUA: "O maior medo é acertar num estudante"

“O meu maior medo é falhar, acertar num estudante”, admite um docente do estado do Colorado, que carrega consigo uma arma para a sala de aula.

Professor armado nos EUA: "O maior medo é acertar num estudante"
Notícias ao Minuto

16:57 - 23/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Armas

Na sequência da inclinação demonstrada pelo presidente norte-americano para armar os professores dentro das escolas, a BBC foi entrevistar alguns docentes de uma escola onde essa situação é já uma realidade. Karl Donnelson, um docente do estado do Colorado, recebeu treino para carregar armas e tem sempre uma consigo, escondida numa bota.

“A arma está carregada, mas sem nenhum bala na câmara de disparo, apenas no carregador”, afirmou o professor, que diz estar sempre armado na sala de aula. “Se acontecesse um tiroteio, iria encerrar imediatamente a sala de aula, todas as salas de aula devem ser fechadas à chave. Depois correria de encontro à origem do tiroteio, tentar descobrir quem é e tratar do assunto”, afirmou.

Quando questionado sobre se estaria ou não preparado para enfrentar uma decisão de vida ou de morte numa situação de stress elevado, como um ataque armado, Donnelson diz perentoriamente que “sim”. “Se posso falhar? Sim, possivelmente, mas prefere 50 miúdos mortos ou um?”, questiona.

“O meu maior medo é falhar, acertar num estudante”, admite, no entanto.

Recorde-se que Donald Trump tem advogado pela possibilidade de poder armar professores nas escolas, que, supostamente, são zonas interditas a armas de fogo. “Altamente treinados, adeptos das armas, professores/instrutores solucionariam o problema instantaneamente, antes de a polícia chegar. Grande dissuasão!”, escreveu Trump no Twitter.

O líder norte-americano garante que "uma escola livre de armas é um íman para gente má", dizendo que professores armados afastariam os covardes responsáveis pelos tiroteios.

Nikolas Cruz, de 19 anos, matou 17 pessoas num tiroteio com ocorreu no liceu Marjory Stoneman Douglas, em Parkman, no Estado norte-americano da Florida, no dia 14 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório