Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Israel prepara-se para reter verbas destinadas a Autoridade Palestiniana

Um comité ministerial israelita deu hoje luz verde a um projeto de lei que visa reter taxas destinadas à Autoridade Palestiniana, com o pretexto de evitar que esta dê dinheiro a famílias de autores de ataques anti-israelitas.

Israel prepara-se para reter verbas destinadas a Autoridade Palestiniana
Notícias ao Minuto

19:06 - 18/02/18 por Lusa

Mundo Comité

O ministro da Defesa israelita, Avigdor Lieberman, na origem do projeto, congratulou-se com a aprovação, primeiro passo para uma possível adoção pelo Parlamento.

"Em breve vamos acabar com este teatro do absurdo", escreveu no Twitter, acrescentando que o dinheiro confiscado será utilizado "para lutar contra o terrorismo e para indemnizar vítimas".

O governo palestiniano considerou o projeto "pirataria e roubo" e disse que se trata de uma violação do direito internacional, de acordo com a agência Wafa.

Israel cobra anualmente cerca de 127 milhões de dólares em direitos aduaneiros sobre bens destinados a mercados palestinianos que transitam por portos israelitas, transferindo-os depois para a Autoridade Palestiniana.

No passado, Israel já recusou transferir este dinheiro, nomeadamente em resposta à admissão plena dos palestinianos como membros da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório