Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Ilha de Santa Helena vai passar a ter voos comerciais

A ilha de Santa Helena, um dos sítios mais remotos do mundo no sul do Atlântico e que era apenas acessível por barco, tornou-se hoje menos isolada depois de o primeiro voo comercial partir para essa região.

Ilha de Santa Helena vai passar a ter voos comerciais
Notícias ao Minuto

10:02 - 14/10/17 por Lusa

Mundo SA Airlink

Um avião da SA Airlink partiu hoje de Joanesburgo (África do Sul) numa viagem de cinco horas com destino à ilha habitada por 4.000 pessoas e que espera atrair mais turistas a uma região que não faz parte dos roteiros habituais.

O navio mercante britânico, 'St. Helena', que demora quase uma semana a chegar da Cidade do Cabo, vai em fevereiro colocar um fim às suas viagens devido ao novo serviço aéreo semanal.

O aeroporto, cuja construção teve um investimento de cerca de 380 milhões de dólares, tinha a inauguração marcada para maio de 2016 mas foi adiada devido a um voo de teste que se deparou com problemas devido ao vento.

O Embraer E190 da SA Airlink está a transportar quase 80 passageiros que incluem 'Saints' -- o apelido para habitantes de Santa Helena --, operadores turísticos da África do Sul e jornalistas.

O voo que partiu hoje de Joanesburgo incluiu uma paragem em Windhoek, a Capital da Namíbia.

A primeira governadora mulher da ilha de Santa Helena, Lisa Phillips, descreveu na rede social Twitter algumas das atrações mais peculiares da ilha que incluem uma tartaruga gigante com 185 anos chamada Jonathan e ainda uma escada exterior de 699 degraus, 'Jacob's Ladder', que parte de um vale para uma colina em Jamestown.

Santa Helena foi descoberta por marinheiros portugueses em 1502 e foi, durante séculos, um ponto de paragem para navios e um porto-chave para a Companhia Britânica da Índia Oriental.

A ilha foi ainda um local onde os britânicos mantiveram alguns dos seus prisioneiros, incluindo um príncipe Zulu e a sua comitiva, milhares de prisioneiros do conflito da África do Sul do início e foi o local onde Napoleão Bonaparte passou os últimos anos do seu exílio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório