Irma com intensidade máxima ao aproximar-se das Antilhas e da Florida

O furacão Irma passou hoje para a intensidade máxima, 5 na escala de Saffir-Simpson, ao aproximar-se das Antilhas Francesas, Haiti e Florida, regiões onde foi declarado o estado de emergência.

Notícia

© iStock

Lusa
05/09/2017 16:40 ‧ 05/09/2017 por Lusa

Mundo

Furacão

O Irma tornou-se "um furacão muito perigoso", de categoria 5, o nível mais elevado de classificação de furacões, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Os preparativos para a chegada do furacão "devem ser acelerados e concluídos nas zonas em alerta", sublinhou a agência em comunicado.

A meio do dia, o olho do furacão estava 5.600 quilómetros a leste do Arco das Antilhas, mais ou menos frente a Guadalupe, e seguia na direção oeste/noroeste, segundo o centro meteorológico Météo France.

O organismo advertiu que o furacão "ainda está numa fase de intensificação".

O olho do furacão deve passar longe de Guadalupe, em direção às Ilhas Virgens Britânicas e, na quarta-feira ao final do dia, atingir Porto Rico, seguindo para o norte da República Dominicana e das Bahamas, ainda segundo a Météo France, que alerta para "rajadas de 260 a 300 quilómetros/hora".

Os ventos violentos deverão ser acompanhados de tempestades e ondulação forte, com vagas de pelo menos uma dezena de metros junto à costa.

O Irma é o quarto furacão da temporada ciclónica do Atlântico, depois do Franklin, Gert e Harvey.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas