Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Imã suspeito de ser mentor de ataque pode ter morrido em explosão

Entretanto, na última madrugada foi encontrada uma carrinha que terá pertencido ao imã.

Imã suspeito de ser mentor de ataque pode ter morrido em explosão
Notícias ao Minuto

13:55 - 21/08/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Barcelona

Chama-se Younes Abouyaaqoub o jovem de 22 anos suspeito de ser o condutor que conduziu uma carrinha contra a multidão que se encontrava nas Ramblas, em Barcelona. Mas há outra figura que tem surgido em destaque e que esta segunda-feira trouxe novidades. Falamos do imã de Ripoll. 

Abdelbaki Es Satty, de cerca de 40 anos e tido como uma figura reservada, tem sido apontado como o possível mentor da célula terrorista que levou a cabo o duplo ataque na Catalunha.

Esta ligação ao grupo de terroristas foi já noticiada em vários meios este fim de semana e levou inclusive as autoridades ao apartamento onde viveu em Ripoll e que terá deixado para se juntar a uma residência em Alcanar.

Foi nesta casa, na última quarta-feira, dia 17, que foram registadas explosões. No dia seguinte, o duplo atentado na Catalunha era levado a cabo.

Ao longo dos últimos dias as autoridades espanholas adiantaram que era em Alcanar que um atentado de maiores dimensões, planeado igualmente para Barcelona, estaria a ser preparado. A explosão ali ocorrida matou membros do grupo e terá precipitado o acionamento de um plano B: o ataque nas Ramblas e em Cambrils nos moldes em que estes se verificaram. 

Na última madrugada, as autoridades espanholas encontraram uma carrinha em Sant Carles de la Ràpita, Tarragona, uma localidade a cerca de 15 quilómetros de Alcanar. Esta carrinha terá pertencido ao imã, noticiou o El Pais. Já durante esta segunda-feira, numa conferência de imprensa, as autoridades espanholas adiantaram outras suspeitas: o imã será uma das pessoas que morreu na explosão na casa em Alcanar.

“Temos fortes indícios de quem são as pessoas que morreram na explosão em Alcanar”, afirmou durante a conferência Josep Lluís Trapero, major dos Mossos d'Esquadra, forças de segurança catalãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório