O presidente da Argentina, Javier Milei, encontrou-se, este sábado, com o Papa Leão XIV, no Vaticano, Itália.
Através de um vídeo partilhado pelo Vatican News, é possível ver o encontro de ambos e uma troca de presentes.
Javier Milei ofereceu dois livros do economista espanhol ultraliberal Jesús Huerta Soto, que é considerado um dos principais pensadores do chamado "anarco-capitalismo" libertário.
O Papa Leão XIV e o presidente argentino discutiram "questões de interesse comum, incluindo as tendências socioeconómicas, a luta contra a pobreza e o compromisso com a coesão social", segundo a Santa Sé.
Este é o primeiro encontro oficial entre o Papa norte-americano, que também tem nacionalidade peruana, e o chefe de Estado argentino desde a eleição de Leão XIV como sucessor do Papa Francisco, o primeiro argentino e latino-americano à frente da Igreja.
Após a audiência com Leão XIV, Milei encontrou-se também com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e com o subsecretário para as Relações com os Estados, Miroslaw Wachowski.
"Durante as conversações cordiais, reafirmaram o seu apreço mútuo pelas fortes relações bilaterais e a sua vontade de as reforçar ainda mais. Em seguida, abordaram questões de interesse comum, incluindo as tendências socioeconómicas, a luta contra a pobreza e o compromisso com a coesão social", afirmou o Vaticano.
Também "discutiram uma série de questões sócio-políticas regionais e internacionais, com particular atenção aos conflitos em curso, observando a importância de um compromisso urgente para apoiar a paz", referiu ainda o comunicado.
Após o encontro presencial entre os dois líderes, juntaram-se à reunião a equipa que segue com Milei, que incluía a irmã do presidente argentino, Karina Milei, que é secretária-geral da Presidência.
Leia Também: Leão XIV e Milei abordam coesão social e luta contra a pobreza