‘Hitler und die Kinder vom Obersalzberg’ (Hitler e as Crianças de Obersalzberg) é um documentário televisivo que traz uma visão mais aproximada da vida de Adolf Hitler em Obersalzberg e a sua relação com as crianças – filhas de famílias privilegiadas – que lá viviam.
Recorde-se que Obersalzberg é o famoso ‘Ninho da Águia’, o refúgio do líder nazi na montanha sobre a cidade de Berchtesgaden, na Baviera, sul da Alemanha. Foi residência e quartel-general de Hitler.
Este retiro isolado era frequentado pelas mais altas esferas da sociedade alemã e algumas das crianças que privaram com o Führer foram encontradas ainda vivas pelos realizadores do documentário, concordando em dar o seu testemunho.
Gerhard Bartels, agora com 85 anos de idade, era um deles. O seu tio, Isidor Weiss, foi um sargento de partido nazi durante a Primeira Guerra Mundial, conforme indica o Daily Mail.
Um dia em que ele nos visitou não me deixaram ir brincar com as outras crianças para não sujar a roupa. Não gostei, o que eu queria era ir brincar. Lembro-me de lhe ter perguntado, uma vez, como era vida dele e respondeu: ‘Nada é fácil’.
Marga Bänkert foi uma das crianças fotografadas com Hitler. Testemunha que tinha sempre que o cumprimentar. “Um dia tocou-me no braço e disse: ‘Minha linda criança ariana alemã’. Nem sabia o que era”, recorda.
Robert Altenburger, realizador, indicou que queria levar ao ecrã o paralelo entre a vida idílica levada naquele retiro e o horror que lá era planeado.