Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Dirigente do Hamas assassinado na Faixa de Gaza

Um quadro do Hamas, libertado por Israel no quadro de uma troca de prisioneiros, foi assassinado hoje à noite, perto do seu domicílio em Gaza, anunciou o movimento islamita, que responsabilizou o Estado hebreu.

Dirigente do Hamas assassinado na Faixa de Gaza
Notícias ao Minuto

23:58 - 24/03/17 por Lusa

Mundo Islamismo

"Homens armados não identificados assassinaram a tiro na noite de sexta-feira Mazen Faqha no bairro de Tell al-Hawa", no sudoeste da cidade de Gaza, disse o porta-voz do Ministério do Interior do enclave palestiniano controlado pelo Hamas, Iyad al-Bozoum, à agência noticiosa AFP, acrescentando que "foi aberto um inquérito".

Já o porta-voz da polícia de Gaza, Ayman al-Batniji, disse que Faqha tinha sido abatido com "quatro balas na cabeça".

Durante a noite, o Hamas declarou: "Atribuimos a responsabilidade total deste assassínio criminoso do combatente Faqha ao ocupante (israelita) e aos seus colaboradores. Sabemos como responder a este crime".

Faqha tinha sido libertado em 2011 no quadro de uma troca de mil presos palestinianos pelo soldado franco-israelita Gilad Shalit. Quadro importante do Hamas na Cisjordânia, território palestiniano ocupado desde há um meio século pelo exército israelita, tinha sido transferido para a Faixa de Gaza.

Alguns meios de comunicação israelita atribuíram a Faqha a responsabilidade pela organização na Cisjordânia de atentados pelas células do Hamas.

As brigadas Ezzedine al-Qassam, o braço armado do Hamas, descreveram-no, em comunicado, como "um comandante das Qassam".

Numerosos dirigentes do Hamas, entre os quais o antigo primeiro-ministro Ismail Haniyeh, convergiram esta noite no Hospital Chifa de Gaza, onde está o corpo de Faqha.

Dirigindo-se à imprensa a partir desta unidade de saúde, um alto quadro do Hamas em Gaza, Khalil al-Haya, considerou que "este assassínio só serve ao ocupante israelita".

Contactado pela AFP, o exército israelita não quis comentar a situação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório