Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Colômbia inicia desminagem de mais de 1,5 milhões de metros quadrados

O Governo colombiano aprovou na quinta-feira a realização de operações de desminagem em 11 zonas de oito municípios que abrangem mais de 1,5 milhões de metros quadrados, informaram fontes oficiais.

Colômbia inicia desminagem de mais de 1,5 milhões de metros quadrados
Notícias ao Minuto

06:23 - 17/03/17 por Lusa

Mundo Minas

Os municípios estão localizados nos departamentos de Antioquia, Meta, Cauca, Nariño, Valle del Cauca, a que se junta a localidade de Sumapaz, que faz parte de Bogotá, indicou a presidência da Colômbia em comunicado.

Com as novas operações pretende-se 'limpar' 1.584.395 metros quadrados, que se juntam aos 21 milhões de metros quadrados que começaram a ser desminados em setembro.

No total, pretende-se 'limpar' 40% do total da área contaminada na Colômbia por minas antipessoais e partes de armamento que não detonaram.

A Colômbia é, depois do Afeganistão, o país mais afetado por minas, que desde 1990 até ao passado dia 30 de setembro causaram 11.460 vítimas diretas, incluindo militares, polícias e civis, segundo dados oficiais.

A desminagem faz parte de um acordo de paz que o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinou com a guerrilha das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no passado dia 24 de novembro em Bogotá.

A maior parte das minas do país são artefactos explosivos improvisados, o que dificulta a tarefa de as retirar, devido à dificuldade em serrem detetadas.

Até ao início de fevereiro oito municípios tinham sido declarados livres de contaminação de minas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório