Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2019
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

Médicos querem deixar morrer bebé. Pais lutam pela sua vida em tribunal

Bebé tem doença rara que os médicos acreditam não ter a menor hipótese de cura.

Médicos querem deixar morrer bebé. Pais lutam pela sua vida em tribunal

Chris Gard e Connie Yates estão numa batalha judicial contra o hospital onde está internado o filho, de seis meses, diagnosticado com uma doença extremamente rara e aparentemente sem possibilidades de cura.

O pequeno Charlie tem síndrome de depleção mitocondrial, uma condição que absorve a energia dos seus órgãos e músculos e que o impede de viver sem suporte básico de vida. Acredita-se que só 16 pessoas no Reino Unido sofram desta condição, que é apontada pelos médicos com incurável.

O corpo de clínicos do Hospital Great Ormond Street, em Londres, é perentório ao afirmar que desligar as máquinas e deixar o bebé morrer é o caminho mais acertado a seguir, mas os pais recusam-se a aceitar.

"Tentámos dar ao Charlie a melhor hipótese de sobrevivência possível, mas a sua condição deteriorou-se e sentimos agora que esgotámos todas as opções. Sabemos que é extremamente angustiante para a família e estamos disponíveis para a apoiar como pudermos, mas defendemos aquilo que achamos melhor para o Charlie”, explicou ao Daily Mail o porta-voz do hospital.

Chris Gard e Connie Yates não estão, porém, conformados e querem recorrer a um tratamento pioneiro e experimental nos Estados Unidos que acreditam que possa ditar a sobrevivência de Charlie. Precisam de um milhão de dólares para fazê-lo e estão numa corrida contra o tempo para arrecadar o valor necessário através de doações.

Uma vez que os pais não aceitam a decisão dos médicos, o hospital recorreu à justiça. Esta sexta-feira acontecerá a primeira audiência de um caso que ditará se o suporte básico de vida é desligado e se o pequeno Charlie é deixado morrer.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório