Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Óscares: Sírio que trabalhou em filme nomeado impedido de ir à cerimónia

As autoridades de imigração dos Estados Unidos decidiram impedir a entrada de um jovem cineasta sírio que trabalhou no filme 'Os capacetes brancos"'nomeado para os Óscares, que vão ser entregues na noite de domingo.

Óscares: Sírio que trabalhou em filme nomeado impedido de ir à cerimónia
Notícias ao Minuto

07:27 - 25/02/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Segundo correspondência interna da administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, a que a agência Associated Press (AP) teve acesso, o Departamento de Segurança Interna decidiu à última hora impedir Khaled Khateeb de viajar para Los Angeles para assistir à cerimónia dos Óscares.

Khateeb, de 21 anos, devia chegar hoje a Los Angeles num voo da Turkish Airlines procedente de Istambul. Contudo, os planos alteraram-se, depois das autoridades norte-americanas terem reportado a descoberta de "informação depreciativa" relativamente a si.

A expressão abarca uma ampla categoria de situações em que se incluem desde ligações ao terrorismo até irregularidades no passaporte.

Em resposta à AP, Gillian Christensen, porta-voz do Departamento de Segurança Interna, afirmou: "È necessário um documento de viagem válido para se viajar para os Estados Unidos".

"Os Capacetes Brancos" ("The White Helmets"), de 40 minutos, nomeado para o Óscar de Melhor Documentário de Curta-metragem, acompanha os voluntários que socorrem vítimas dos ataques, na Síria, desarmados, munidos de capacetes brancos.

Se o filme vencer o Óscar, o prémio irá para o realizador britânico Orlando von Einsiedel e para a produtora Joanna Natasegara.

A 30 de janeiro, a produtora tinha dito que o responsável pela organização síria de socorro The White Helmets, que resgata vítimas dos combates no país, e o diretor de fotografia do documentário, estavam impedidos de entrar nos Estados Unidos.

"Dissemos sempre que, se fossemos nomeados [para os Óscares], levaríamos connosco [a Los Angeles], como nossos convidados, Raed Saleh, o responsável dos 'The White Helmets', que já falou muitas vezes em Washington, e Khaled Khateeb, o jovem diretor de fotografia que arriscou a sua vida muitas vezes" na Síria, afirmou, na altura, Joanna Natasegara.

Um visto para Khaled Khateeb participar na cerimónia dos Óscares chegou, com efeito, a ser emitido, mas as autoridades turcas detiveram-no esta semana, segundo a correspondência interna do governo norte-americano, e de repente ele precisou de uma isenção por parte dos Estados Unidos para poder entrar no país, sendo que a correspondência citada pela AP indica que não deverá ser concedida.

Não há explicação na correspondência relativamente à razão pela qual a Turquia deteve Khaled Khateeb.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório