Um voluntário da Cruz Vermelha foi raptado, esta segunda-feira, no Afeganistão. Trata-se de um cidadão de nacionalidade espanhola, que foi capturado por quatro homens armados.
Segundo o Comité Internacional da Cruz Vermelha (ICRC), os raptores, que se acredita serem “delinquentes comuns” e não terroristas, intercetaram dois veículos da organização humanitária com vários colaboradores. Só um voluntário foi sequestrado.
“O empregado da Cruz Vermelha sequestrado é espanhol e foi capturado na aldeia de Hussain-Khil, distrito de Ali-Abad, província de Kunduz”, informou o porta-voz da policia de Kunduz, citado pela agência EFE. “As motivações do sequestro ainda não são claras”, acrescentou Mahfuzullah Akbari.
“Estamos extremamente preocupados com a segurança do nosso colega e a fazer o possível para perceber o que aconteceu, tentando que seja libertado o quanto antes são e salvo”, acrescentou a diretora do ICRC.
Sequestros de membros de organizações humanitárias no Afeganistão são frequentes e visam, regra geral, o pagamento de resgates.